Dietas Naturais

Dieta BARF

BARF é a sigla em inglês para Biologically Appropriate Raw Food, o que significa, Comida Crua Biologicamente Apropriada. Existem diferentes modelos para compor uma dieta crua, sendo esta uma dieta rica em carne, órgãos e ossos, mas também com alguns vegetais, que têm como função não só serem fontes de vitaminas e sais minerais, como de fibra, para manter equilibrada e forte a microflora intestinal.

 

É ainda uma dieta altamente palatável, que pela sua composição vai de encontro às características fisiológicas digestivas dos cães e gatos, ajuda a promover o controlo da saciedade e assim a manter uma condição corporal ótima. 


A dieta BARF pode ser adaptada às diferentes fases da vida do animal, sendo por isso indicada para todos os animais saudáveis.

Dieta Natural Cozinhada

As dietas cozinhadas podem, à semelhança das dietas cruas, serem equilibradas e nutritivas. As diferentes formas e tempos de confeção dos ingredientes alteram o seu perfil nutricional, sendo este conhecimento muito importante, pois permite-nos adaptar as características dos mesmos às necessidades específicas de cada um.

Esta dieta é indicada para todos os animais saudáveis, mas também para todos os animais que sofrem de alguma patologia, sobretudo, gastrointestinal, oncológica e desordens do sistema imunitário. Em muitas situações pode ser utilizada na fase de transição entre dietas comerciais processadas para uma dieta BARF.

Dieta Cetogénica

A dieta cetogénica é uma dieta rica em gordura, nomeadamente triglicéridos de cadeia média (TCM) e pobre em hidratos de carbono, que tem como objetivo promover a alteração no metabolismo do organismo, fazendo com que este passe a utilizar como principal fonte de energia corpos cetónicos (provenientes dos TCM) em vez da glicose (açúcar simples), e assim, fazer com que o organismo entre num estado de cetose.

Encontra-se indicada como parte integrativa do controlo de algumas patologias, nomeadamente, as oncológicas, diabetes mellitus, epilepsia.

Os animais que realizem este tipo de dieta devem ser monitorizados, de forma a garantir que o seu organismo se encontra num correto estado de cetose. O acompanhamento médico é por isso importante e fundamental, para que todos os ajustes possam ser realizados sempre que necessário.

  • Facebook
  • Instagram

©2019 by Mi-Ão. Proudly created with Wix.com